ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
4 dicas para alinhar sua equipe às normas da empresa

4 dicas para alinhar sua equipe às normas da empresa

O trabalho em uma empresa é algo complexo e envolve diferentes atividades, setores e pessoas. Uma de suas principais engrenagens, ou seja, aquilo que a faz funcionar, são os seus colaboradores e as tarefas que eles desempenham.

Para que as atividades ocorram de forma clara e eficiente, e o estabelecimento alcance os seus objetivos, deve haver um alinhamento das condutas dos funcionários às normas da empresa.

A credibilidade e o sucesso de um negócio estão diretamente ligado à adequação das equipes e às regras da firma, já que é isso que a faz funcionar de acordo com os objetivos almejados. Pensando nisso, separamos para você 4 dicas de como promover um melhor alinhamento dos seus colaboradores às normas da empresa. Confira!

1. Crie um código de regras e condutas

A organização do funcionamento de uma empresa só é possível a partir da existência de um código de regras e condutas. Esse código deve conter, de forma clara, o que é esperado dos colaboradores, o que é aceito ou não no período de trabalho.

É interessante o código ser feito de maneira colaborativa com os funcionários. Dessa maneira facilitará a incorporação das condutas no cotidiano de trabalho. Além disso, deve-se deixar claro a obrigatoriedade do cumprimento dessas regras, tendo em vista que elas fazem parte do contrato de trabalho.

Outro ponto importante é não esquecer de seguir à risca a legislação trabalhista vigente na construção desse material.

2. Fiscalize o uso dos uniformes

No mundo corporativo atual há uma preocupação muito grande com a imagem que uma empresa transmite para os seus clientes, que ela se dê de acordo com os princípios, com a cultura que o negócio acredita.

O uso de uniformes está diretamente ligado a transmissão da imagem que se quer passar. Ou seja, se deseja passar a imagem de uma empresa organizada, alinhada com os seus objetivos, isso deve ser pensado desde o uniforme.

Dessa maneira, deve haver um cuidado desde a escolha da empresa fornecedora dos uniformes. Escolha uma que conte com uma consultoria de imagem, que leve em conta as especificidades de sua marca.

Diante da importância do uso de uniformes é preciso estar claro no código de regras e condutas a obrigatoriedade de seu uso. Além disso, deve-se transmitir aos colaboradores a importância de mantê-los sempre limpos, passados e adverti-los, de forma individual, quando essa conduta não estiver sendo seguida.

3. Esteja atento aos horários de entrada e saída

Todos os colaboradores, cada um em sua determinada função, possui metas, horários de chegada e saída para serem cumpridos. Não é possível o funcionamento alinhado de uma empresa quando, por exemplo, um funcionário não está presente no momento em que ele deveria estar.

Deve haver uma preocupação na fiscalização do cumprimento dos horários de chegada e saída dos funcionários. Dessa maneira, para evitar maiores problemas, deve estar claro no código de regras e condutas as condições de faltas, atrasos e as consequências de quando isso acontecer.

4. Transmita os valores esperados na convivência

Qualquer instituição ou trabalho são compostos por diferentes tipos de pessoas, de diferentes formações e culturas. Quando se trata do cotidiano de trabalho, deve-se haver uma adequação de cada um às normas da empresa e cultura.

Para evitar problemas de convivência é importante os valores da empresa estarem contidos explicitamente no código de conduta e, cotidianamente, reafirmá-los, desde as as pequenas atitudes. A incorporação dos valores pelo funcionário acontecerá, dessa maneira, de maneira natural.

Se mesmo assim ocorrer problemas de convivência, deve-se dar a situação o tratamento adequado. Forneça dinâmicas, atividades, conversações para que o problema seja localizado e resolvido.

Uma equipe alinhada, que funcione de maneira adequada, de acordo com os valores da firma só é possível se agirem de acordo com as normas empresa. Apresentamos para vocês dicas valiosas de quais regras são importantes e quais são as melhores maneiras de fazê-las serem cumpridas. 

Agora, para aumentar ainda mais o sucesso de sua empresa, descubra 5 maneiras de aumentar o engajamento da equipe em nossa outra publicação sobre o assunto.

Deixe uma resposta

Fechar Menu