ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
5 maneiras de aumentar o engajamento da equipe na empresa

5 maneiras de aumentar o engajamento da equipe na empresa

É indispensável saber como otimizar o engajamento da equipe de colaboradores, pois assim é possível construir um empreendimento bem-sucedido. Infelizmente, hoje, cerca de 61% do expediente de trabalho é improdutivo, e esse número deve ser eliminado.

Para tanto, é preciso fazer com que cada funcionário vista a camisa da empresa e se comprometa com os resultados desejados. Nesse processo, é necessário melhorar a comunicação interna, estabelecer um senso de pertencimento e meritocracia.

Pensando em tudo isso, criamos um guia especialmente para você. Hoje, vamos falar sobre cinco dicas para aumentar o engajamento da equipe na empresa. Continue lendo e fique por dentro do assunto. Boa leitura!

1. Estabeleça recompensas para o trabalho

Muitos gestores traçam diversas metas diárias que devem ser alcançadas, mas esquecem-se de recompensar pelas vitórias alcançadas. É crucial definir boas recompensas para motivar a equipe, e elas devem ser desejadas por cada um dos funcionários.

Além das recompensas financeiras, já bastante conhecidas, é possível destacar algumas mais criativas. Um exemplo é oferecer uma vaga exclusiva na garagem, um almoço com o CEO ou mesmo uma viagem de incentivo. São exemplos simples e que fazem toda a diferença.

2. Otimize o processo interno de comunicação

A correta comunicação permite que toda a equipe fique alinhada nas tarefas, além de garantir um clima de trabalho mais adequado e que possíveis erros operacionais deixem de existir. Tudo isso contribui para que o time torne-se mais eficiente e eficaz nas atividades.

Para melhorar a comunicação, é preciso levar duas coisas em consideração: primeiro, a implementação de novos canais de comunicação (murais de recados, intranet, TV corporativa etc.); depois, a conscientização de toda a liderança sobre a importância do assunto.

3. Crie um senso de pertencimento

É importante compreender que há uma grande diferença entre grupo e equipe de trabalho. Um grupo é apenas um coletivo humano, nada mais. Em uma equipe, por outro lado, há um forte sentimento de pertencimento, todos entendem que fazem parte de algo grande.

Para desenvolver esse senso, muitas coisas podem ser feitas. Uma das mais relevantes é fazer com que os funcionários vistam de fato a camisa da empresa — o uniforme faz com que todos se sintam parte de uma mesma família. Assim, resultados exponenciais podem ser alcançados.

4. Elabore metas e objetivos realistas

Muitos gestores, no ímpeto de criar metas e objetivos realmente desafiadores, esquecem-se de que a alcançabilidade é um fator indispensável para a motivação. Quando se estabelece um alvo impossível de alcançar, nenhum colaborador fica engajado em sua busca.

Para criar metas realistas, é importante analisar fatores internos e externos à empresa. Como fatores internos, é possível destacar os resultados dos últimos meses, a opinião dos funcionários e outros líderes. Como externos, é possível destacar o aquecimento da economia ou a média de outras companhias no mesmo segmento, por exemplo.

5. Invista no bem-estar interno

A qualidade de vida no trabalho é um assunto cada vez mais abordado no mundo empresarial. Atualmente, são muitas as empresas de sucesso que investem no bem-estar de suas equipes de funcionários, como a Walmart Brasil e a 3M Company.

Para melhorar a qualidade de vida, é possível investir em horários mais flexíveis, incentivo a atividades físicas, ergonomia dos móveis etc. Para definir o melhorar programa, é crucial levar em consideração o público interno e o orçamento disponível pela empresa.

Veja que, ao aplicar essas dicas, conseguirá aumentar os resultados corporativos por meio dos colaboradores. Além disso, terá equipes mais felizes no dia a dia, empenhadas na realização das tarefas e comprometidas com os resultados desejados, por mais ambiciosos que sejam.

Gostou do nosso conteúdo? Está pronto para aumentar o engajamento da equipe na empresa? Agora, aproveite para compartilhar conosco as suas sugestões, críticas ou elogios sobre o assunto. Deixe o seu comentário em nosso post!

Deixe uma resposta

Fechar Menu