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A importância da pesquisa de satisfação com funcionários

A importância da pesquisa de satisfação com funcionários

Você sabia que a pesquisa de satisfação com funcionários é uma poderosa ferramenta de endomarketing para o seu empreendimento?

Ao realizar uma ação desse tipo, você conseguirá entender melhor os seus colaboradores e, consequentemente, fará com que eles se sintam mais confortáveis e felizes no ambiente de trabalho. Isso contribui para a diminuição da rotatividade —turnover — e, também, para o engajamento da equipe com a empresa.

Para que você saiba como fazer uma pesquisa que realmente traga resultados, nós elaboramos uma lista com algumas boas práticas para colocar em ação.

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Garanta o anonimato ao colaborador

É importante que as pesquisas de satisfação sejam feitas de maneira totalmente anônima — uma vez que, caso seja preciso se identificar ao preencher o questionário, os funcionários poderão se sentir desconfortáveis. Isso é comum em casos de abusos dentro do ambiente de trabalho, por exemplo.

Para que os colaboradores saibam que a pesquisa é realmente sigilosa, você pode realizá-la via intranet, por um formulário enviado aos e-mails internos.

No caso de funcionários que não têm acesso à internet ou intranet no trabalho,  por outro lado, recomenda-se a colocação de computadores em locais públicos da empresa e disponibilização de horários para preenchimento dos questionários.

Faça questões de fácil entendimento

É preciso que as questões sejam simples, objetivas e de fácil entendimento. Nada de perguntas muito complicadas ou com termos difíceis — que podem fazer com que algum funcionário não compreenda bem o que está em jogo.

Vale ressaltar que a mesma pesquisa deve ser aplicada para todos os setores da empresa. Por isso, cuidado ao usar termos técnicos e abordagens específicas de algum time. 

Escolha a melhor metodologia para os questionários

De acordo com a pesquisadora Jane Rech, especialista na elaboração de questionários, existem duas possibilidades básicas para se elaborar questionários: os abertos e os fechados.

No primeiro caso, o colaborador pode dissertar sobre o assunto que lhe foi perguntado, respondendo às questões com as suas próprias palavras. Isso gera uma resposta mais rica e personalizada — porém, bem mais difícil de ser mensurada pelos organizadores da pesquisa.

Já no caso dos questionários fechados, as repostas já vêm prontas. O colaborador deve apenas optar por uma das opções — como “sim” ou “não”, por exemplo.

Divulgue os resultados alcançados

De nada adianta você fazer uma pesquisa de satisfação com funcionários se não mostrar os resultados alcançados. Por esse motivo, após a aplicação dos questionários, você deverá fazer um relatório com um breve resumo dos resultados — e divulgá-los nos meios de comunicação internos da empresa.

Também é importante que as decisões tomadas com base nas informações levantadas sejam ditas e explicadas — como a realização de melhorias no uniforme da empresa ou mudanças no horário de almoço, por exemplo. 

Fazer uma pesquisa de satisfação com funcionários é algo de extrema importância para a sua empresa. E, agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal compartilhar este post em suas redes sociais?

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