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Como evitar que funcionários usem roupas inadequadas no trabalho?

Como evitar que funcionários usem roupas inadequadas no trabalho?

O ambiente corporativo precisa seguir regras para que haja boa convivência dentro das empresas. Por isso, a forma com que os funcionários se vestem é uma questão que merece ser discutida. Ter um colaborador que usa roupas no trabalho como bermudas, camisetas estilo regata ou boné, ou uma funcionária que prefere vestidos muito decotados e curtos é prejudicial.

Além de passar a impressão de que o funcionário não está trabalhando, mas, sim, em um momento de lazer, esse tipo de vestuário prejudica a imagem da empresa, pode incomodar colegas de trabalho ou, ainda, tirar o foco do que realmente importa: o bom desempenho das funções laborativas, atingimento de metas e resultados.

Quer saber como evitar o uso de roupas inadequadas na sua empresa? Confira as dicas que listamos abaixo.

Implemente um dress code

É importante definir, junto ao seu setor de Recursos Humanos, qual deve ser o dress code dentro da empresa ou quando os funcionários a estiverem representando, como em reuniões ou eventos externos, por exemplo.

Determinar um tipo de vestuário a ser seguido é importante para estabelecer regras e criar diretrizes para os colaboradores.

Em geral, homens devem utilizar calças compridas e camisas sociais — camisetas podem ser aceitáveis, mas, desde que se encaixem no perfil da empresa. Uma agência de publicidade pode permitir camisetas de banda, por exemplo, enquanto uma financeira não.

Já em relação às mulheres, é importante explicitar regras também: saias e vestidos muito curtos ou decotados não condizem como ambiente corporativo — eles podem ser usados durante confraternizações da empresa, mas não no dia a dia.

Opte pelo uso de uniforme

O uniforme é uma excelente solução para acabar com o uso inapropriado de roupas no trabalho — foi-se o tempo em que a padronização era vista como algo impessoal ou sem graça. Existem no mercado empresas de criação de uniforme que desenvolvem modelos adequados ao segmento de atuação do empreendimento, rotina de trabalho e objetivo corporativo.

São considerados não apenas o local de atuação e função desempenhada pelo empregado, como também a legislação vigente, tecidos funcionais e esteticamente desejados, entre outras questões. É possível “uniformizar, desuniformizando”, criando roupas bonitas, apropriadas e com a cara da sua empresa.

Comunique o funcionário sobre a roupa inadequada

Entretanto, caso você opte por não desenvolver uniformes, deve comunicar o funcionário sempre que ele utilizar uma roupa inadequada. Essa conversa deve ocorrer em local privado, para que o colaborador não seja exposto aos demais colegas de trabalho.

Peça para o setor de RH entrar em contato e explicar o problema, sugerir tipos de vestimenta e tratar a questão sempre com cordialidade. Não é permitido desrespeitar um funcionário devido ao uso impróprio de roupas.

Os funcionários representam a sua empresa e o uso inadequado de roupas no trabalho é prejudicial. Não apenas por eventuais saias-justas ou desconfortos que podem gerar, mas, também, pela impressão que podem passar em reuniões com clientes, fornecedores ou apoiadores, ou em eventos externos.

A apresentação dos funcionários é muito importante e deve ser condizente com sua empresa, o que ela desenvolve e qual tipo de impressão quer passar no mercado.

Quer saber mais sobre uniformes corporativos e como eles podem melhorar a imagem da sua empresa? Siga nossos perfis nas redes sociais e conheça um pouco do nosso trabalho — estamos no Facebook.

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