ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Como os uniformes ajudam na organização da empresa?

Como os uniformes ajudam na organização da empresa?

Adotar uniformes para a sua equipe vai além de oferecer um traje igual para todos os colaboradores: a marca do negócio e a organização da empresa se beneficiam. Ao mesmo tempo, isso poupa tempo dos trabalhadores, que não precisam escolher roupas que se adequem ao ambiente profissional.

O grande desafio na incorporação de uniformes é deixar o visual sistemático de lado, colocando em foco a personalidade do empreendimento. 

É possível utilizar o uniforme de forma estratégica? A resposta é sim. Mostraremos como uniformes personalizados auxiliam na organização da empresa. Confira!

Agrega valor à imagem da empresa

Qual é a sensação que você tem quando entra num estabelecimento comercial e não consegue identificar quem trabalha ali? Parece que falta organização da empresa, certo? Ao mesmo tempo, quando vemos um código de vestuário muito fechado e quadrado, a sensação de desconforto também aparece.

Assim como acontece com todos os elementos da imagem da empresa — como logotipo, fonte escolhida, cores utilizadas nos banners e organização do ambiente — por exemplo), a roupa dos colaboradores não deve ser escolhida a esmo.

Lembre-se: você não precisa encaixar o estilo da sua empresa em um padrão já usado se ele não atende ao que você quer representar. Você pode debater ideias e aderir a um estilo personalizado, aliado aos maiores objetivos do negócio e agregando valor à sua marca.

Reflete a sua marca

Por aqui sempre dizemos: um uniforme serve para demonstrar o espírito da equipe e a organização da empresa, compondo a marca do negócio. O sentido de padronizar as roupas é poder passar a sua mensagem. É muito importante que a linha de frente da sua empresa esteja alinhada com a sua estratégia e um bom uniforme pode colaborar com esse objetivo.

A decisão do estilo, das cores, do tecido etc., tudo isso deve ser pensado a fim de combinar com os pilares da organização. Observe que toda franquia de sucesso passa uma mensagem com a vestimenta dos colaboradores. Qual é a sua mensagem? Motive a sua equipe a literalmente vestir a camisa do seu negócio!

Engaja a equipe

Quando os colaboradores têm um uniforme, o primeiro grande impacto é a economia de tempo e de dinheiro. Em primeiro lugar, o funcionário não vai precisar gastar as suas roupas ou comprar outras apenas para trabalhar.

Em segundo lugar, o tempo gasto com a escolha do vestuário diariamente pode ser investido em diversas atividades: melhor preparação para uma apresentação ou maior cuidado com outro aspecto estético, como barba e cabelo, e até em alguns minutos a mais de sono.

Outro ponto interessante é que isso cria espaço para que as competências se manifestem: a imagem de todos passa a mesma mensagem, vai se destacar quem for realmente capaz de agir diferenciadamente.

Gastando menos tempo, menos dinheiro, sentindo-se confortável, segura, alinhada com os objetivos da organização e, principalmente,  pertencente, a sua equipe tende a se envolver mais com os projetos e apresentar melhor performance.

Orienta a clientela

Quando você bate o olho em um colaborador devidamente identificado, você sabe imediatamente que ele faz parte do negócio. Aos olhos dos clientes, o uniforme representa clareza, além de promover um ambiente mais seguro.

A impressão que se passa é a de que o ambiente é organizado e, portanto, o cliente será bem atendido. Confiabilidade, limpeza e conservação são características importantíssimas para formar uma primeira opinião sobre um local ou alguém.

Acredita-se que a máxima “a primeira impressão é a que fica” está correta, principalmente quando falamos de prestação de serviço ou de vendas. O aspecto da loja ou escritório é considerado pelo cliente e a aparência dos colaboradores também.

Assim, o uniforme colabora para que o cliente se sinta bem ao ver o cartão de visita da empresa como algo que traduz a marca, condiz com o ambiente, expressa respeito ao cliente e é de boa aparência.

Assegura os colaboradores

Dependendo da área profissional de atuação da sua equipe, o uniforme também serve como fator de segurança. Questões de ergonomia podem ser solucionadas facilmente, uma vez que um determinado caimento da roupa é especificado, por exemplo.

O material das roupas precisa ser pensado de acordo com o ambiente no qual a sua equipe opera. Se o seu time vai para o escritório fazer uma reunião — no ar condicionado frio  — e depois vai para um trabalho de campo  — no sol quente —, por exemplo, optar por um uniforme que atenda aos dois momentos é importante.

Imagine um ambiente de cozinha, aonde todos vão com o cabelo solto, por exemplo. Ou ainda uma fábrica onde a roupa, quando inadequada, pode enroscar em alguma máquina. Tanto para lidar com temperaturas quanto para se adequar à atividade exercida, o uniforme é uma ferramenta de segurança.

Destaca o seu negócio

Não se limite! É essencial que os colaboradores sejam “a cara” da empresa. A forma de trabalhar e prestar atendimento faz toda diferença, mas não é possível ignorar o fato de que o visual importa.

Quando você pensa no uniforme como colaboração na organização da empresa e na estratégia do negócio, percebe como ele pode ser poderoso. Personalize a ideia dentro do que atende ao seu empreendimento! Ao entrar na sua loja, qual é a sensação que você quer que os clientes tenham?

Desenvolva essa reflexão, recolha sugestões com a sua equipe: o que seria coerente mas também inovador? Sua empresa não precisa se adequar aos modelos padrão, portanto, ouse ser diferente.

Para desenvolver esse trabalho, é importante que você conte com um parceiro especializado em soluções desse tipo, personalizando os uniformes sem métodos engessados, abrindo espaço para a criação de algo exclusivo.

A organização da empresa deve ser refletida em todos os pontos da gestão, desde os mais estratégicos, passando pelos táticos e chegando à parte operacional. Pensar fora da caixa é o que vai diferenciar o seu negócio de todos os outros e isso inclui a construção da imagem ideal.

Para trazer suas ideias de personalização da imagem de sua equipe à tona, converse conosco. Ajudaremos você a encontrar a perspectiva ideal para o seu negócio!

Deixe uma resposta

Fechar Menu