ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
O que considerar ao escolher os uniformes profissionais da equipe?

O que considerar ao escolher os uniformes profissionais da equipe?

O momento de escolher os uniformes profissionais é um dos passos mais importantes na criação da identidade visual de uma empresa. Já se foi a tempo que essa era uma questão de luxo. Vive-se em uma época em que os clientes estão cada vez mais exigentes. Eles têm acesso à empresa pelos mais diversos canais e exigem um tratamento diferenciado, personalizado, enfim, querem se sentir especiais.

Por isso, passar uma imagem de organização, profissionalismo e que transmita o espirito da empresa é fundamental para quem quer se manter competitivo no mercado. Pensando nisso, listamos para você os principais pontos que deve considerar ao escolher os uniformes profissionais da equipe. Vamos lá?

1. Consulte a legislação

A legislação brasileira só trata especificamente sobre o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI). As suas regras estão dispostas Norma Regulamentadora 6. Já os uniformes que não se enquadram como um equipamento de segurança não possuem uma legislação especifica.

Entretanto, há um entendimento da grande maioria dos tribunais do país sobre a obrigatoriedade da empresa no fornecimento gratuito dos uniformes, quando eles são de uso obrigatório pelo colaborador.

2. Uniformize, desuniformizando!

A sua primeira preocupação na hora de escolher os uniformes deve ser a de transmitir o espírito da empresa por meio dele. Isso influenciará todos os outros pontos. Dessa maneira, você não deve optar por uniformes padrão, em que nada foi feito pensando nos seus objetivos. O colaborador deve vestir a camisa da empresa, carregando consigo os valores, a identidade e a cultura da firma.

A sua empresa deve ter a sua cara e não aquela disponível no mercado. Para tanto, você deve buscar uma instituição que confeccione os uniformes pensando nas suas necessidades e nas particularidades da identidade visual do negócio.

3. Escolha o tecido, aliando estética e funcionalidade

A questão estética é algo importantíssimo na identidade visual de uma empresa, mas na hora da escolha do tecido, ele deve estar aliado à funcionalidade e às especificidades da atividade que o funcionário desempenhará.

Atividades operacionais

Escolha um tecido com uma maior resistência e durabilidade. Jeans e brim são uma ótima opção.

Atividades de atendimento direto ao cliente

A estética pode ser mais privilegiada, mas dê preferência àqueles tecidos que não amassam com facilidade e sejam frescos, para não contribuir para uma transpiração excessiva do funcionário. Para calças e blazer, microfibra de poliéster é uma ótima opção. Já para camisas, há a opção do algodão com poliéster ou elastano.

Atividades em áreas externas

O frescor deve ser a sua principal preocupação. Para tanto existe a opção do algodão ou de tecidos sintéticos com a tecnologia dry, que facilitam a transpiração.

4. Padronize

Mesmo nas empresas que possuem funcionários que desempenham atividades que exigem particularidades no vestuário, deve haver uma padronização em relação a todos eles. Não importa se é uma empresa mais formal, ou que executa mais atividades ao ar livre, tendo mais ou menos contato com o cliente. O que cria a ideia de uma unidade de identidade visual é manter a formalização.

Escolher os uniformes profissionais é uma etapa importantíssima na identidade visual de uma empresa, uma oportunidade de o funcionário levar a mensagem e a cultura de sua marca para onde ele for.

Tendo isso em vista, considerar os pequenos detalhes — levando em conta a legislação, a atividade desenvolvida, o tecido e a padronização — é um elemento essencial nesse processo.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe este post em suas redes sociais e mostre como não ser só mais uma empresa e se destacar no mercado.

 

Deixe uma resposta

Fechar Menu