ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Uniformes para indústria: conheça a importância do seu uso

Uniformes para indústria: conheça a importância do seu uso

Você já se perguntou para que servem os uniformes no setor corporativo? Se sim, certamente deve ter chegado à conclusão de que eles têm ligação com questões estéticas pertinentes à marca da empresa.

De certa forma, os uniformes também servem como material de promoção das cores e do logo do empreendimento. No entanto, sua utilização vai muito além do senso estético — principalmente no segmento industrial, no qual os trabalhadores estão constantemente expostos aos mais variados riscos.

Por isso, no artigo de hoje mostraremos a importância do uso de uniformes para indústria. Continue esta leitura para saber tudo sobre o assunto!

Qual é a definição de uniforme?

Uniforme significa “única forma”, e consiste em toda peça ou conjunto de peças de roupas que serve para criar um padrão visual, cuja utilização é exigida pela empresa. Assim, não pode ser considerado, por si só, um EPI, tampouco uma vestimenta de trabalho.

O estabelecimento contratante, no caso uma indústria, tem a obrigação legal de fornecer os uniformes para os seus funcionários, podendo exigir dos fornecedores que as peças sejam confeccionadas em materiais adequados, para garantir o conforto e a mobilidade necessária à função exercida pelos colaboradores.

Além disso, é dever da empresa substituir as peças sempre que forem danificadas e, em hipótese alguma, usar o uniforme para fins promocionais que causem constrangimento ao trabalhador.

Agora que isso está claro, vejamos os aspectos mais relevantes do uso de uniformes para indústria.

Principais aspectos sobre uniformes para indústria

1. Proporcionam segurança no ambiente de trabalho

No setor industrial é muito comum que os empregados se submetam a elementos que podem colocara a sua integridade física em risco.

Portanto, para protegê-los, o uso de uniformes industriais especialmente desenvolvidos para o seu tipo de serviço — em conjunto com EPIs adequados — é fundamental nesse segmento.

O uniforme deve ser desenvolvido de modo que o operário possa realizar as suas atividades com segurança, agilidade e eficiência. Por isso, é importante contar com um fornecedor de confiança e credibilidade no mercado.

2. Protegem os funcionários de riscos variados

A produção de tecidos e soluções têxteis para o setor industrial evoluiu bastante com o decorrer das últimas décadas. Para se ter uma ideia, hoje em dia os fabricantes podem entregar materiais de alta tecnologia, muito mais resistentes e capazes de proteger os trabalhadores contra os riscos potenciais de um ambiente de trabalho hostil.

Afinal, todos os dias, os funcionários do setor industrial enfrentam agentes perigosos, como alta temperatura, líquidos químicos e vapores que podem ser altamente prejudiciais à sua saúde.

Existem também os riscos elétricos, mecânicos, térmicos, entre muitos outros que, com o uso de uniformes para indústria, podem ser exponencialmente minimizados, ou mesmo eliminados.

Em geral, os tecidos e materiais de uniformes para indústria, são:

  • anticorrosivos;
  • antichamas;
  • antiestáticos;
  • com proteção UV.

3. Garantem o cumprimento das responsabilidades jurídicas da empresa

Uniformes são sinônimo de organização, padronização, higiene e confiabilidade. Ao adentrar em uma empresa em que os funcionários estão devidamente uniformizados, é possível perceber o tom de profissionalismo e seriedade do empreendimento.

Além disso, é correto afirmarmos que o estabelecimento também é beneficiado com a implementação de rígidas regras de uso do uniforme, pois garante que uma série de responsabilidades jurídicas sejam cumpridas e evita, por exemplo, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais decorrentes do cargo exercido.

Vale ressaltar, por fim, que o uso de uniformes para indústria evita impactos negativos na produção, já que trabalhadores acidentados afetam o desempenho do negócio, gerando efeitos negativos aos resultados.

Por tudo isso, para mostrar que a companhia valoriza a segurança e a saúde de seus funcionários, é imprescindível estabelecer a obrigatoriedade do uso de uniformes — além, é claro, de garantir que as peças sejam fornecidas por uma empresa experiente e de confiança no mercado.

Enfim, gostou do post? Agora que você já conhece a importância do uso de uniformes para indústria, não deixe de assinar a nossa newsletter para acompanhar todas as postagens do blog e ficar por dentro das maiores novidades do setor!

Deixe uma resposta

Fechar Menu