ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Veja como escolher o melhor uniforme profissional para sua equipe

Veja como escolher o melhor uniforme profissional para sua equipe

Qual é a primeira impressão que os seus clientes têm ao se encontrar com os funcionários da sua empresa? A resposta para essa pergunta passa necessariamente pela avaliação do uniforme profissional da sua equipe.

É a partir desse primeiro contato que o cliente tira conclusões sobre as suas práticas comerciais e o tratamento aos funcionários. Além disso, o uniforme certo pode aumentar a produtividade da equipe. Por isso, é essencial para a sua empresa criar vestimentas que representam o seu negócio, mostrando, já no primeiro contato, o seu alto nível de profissionalismo.

Quer saber mais sobre o que levar em consideração ao escolher o visual da sua equipe? Então, continue acompanhando este post e aprenda!

O conforto é essencial ao escolher o uniforme profissional

É preciso colocar o conforto das roupas acima de qualquer outro critério. Afinal, essa é a forma mais simples de conseguir que o funcionário vista a camisa. Além de seguir as orientações da Norma Regulamentadora 6, que trata do uso de equipamentos de proteção individual (EPI), observe se a vestimenta é confortável.

Para isso, leve em consideração questões como:

  • impacto (cores fortes podem ser bonitas, mas são cansativas para quem as usa diariamente);

  • corte adequado (o corpo feminino e o masculino precisam de formas diferentes);

  • frescor (o tecido deve permitir que a pele “respire”);

  • liberdade de movimentos (observe quais atividades serão executadas);

  • facilidade de lavar (não adianta ter um uniforme bonito que mancha facilmente).

Com essas observações em mente, é possível escolher a combinação de visual, cor e tecido que será o primeiro contato do cliente com o seu negócio.

O visual do uniforme representa a sua empresa

O uniforme “modela a forma como enxergamos”, explica a historiadora de moda Jennifer Craik. Ela organizou uma mostra sobre o tema no Fashion Institute of Technology (FIT), em Nova York. E, ao contrário do que muitos acham, a função utilitária dessa vestimenta pode ser o ponto de partida para grandes criações.

Levando isso em consideração, aproveite o momento da escolha do uniforme para aprofundar a identidade da sua empresa. Se o cliente se identifica com o visual, as chances de fechar o negócio são maiores.

Mas lembre-se: o uso excessivo de cores pode cansar a visão, tanto dos funcionários quanto dos clientes. O ideal é optar por um visual que pode ser usado, dia após dia, sem fatiga.

O tipo de tecido faz toda a diferença

Com o design do uniforme pronto, é preciso avaliar quais tecidos serão ideais. Apesar de o mercado têxtil oferecer milhares de possibilidades, algumas opções já se mostraram certeiras e têm menor probabilidade de causar problemas. Elas são:

  • brim ou jeans;

  • microfibra;

  • algodão;

  • poliéster;

  • tecido antichama, anticorrosivo e antiestático.

Ao fazer a sua escolha, leve em consideração o tipo de atividade que o funcionário vai exercer. Cada opção tem o seu cenário ideal e pode mostrar-se inadequada se for usada em outro ambiente.

Atividades operacionais

Os tecidos antichama, anticorrosivo e antiestático são indicados para quem trabalha em indústria, fábrica, corpo de bombeiros ou outros lugares de alto risco de contato com materiais abrasivos ou fogo. Atividades operacionais sem essas questões podem beneficiar-se do jeans ou do brim.

Atendimento ao cliente

Quando o funcionário fica no atendimento ao cliente, o ideal é privilegiar a estética. Por isso, tecidos como microfibra, poliéster e elastano, que não amassam facilmente, são a opção mais acertada. O algodão também é boa opção.

Trabalho em áreas externas

O principal é regular a temperatura à qual o funcionário é exposto. Por isso, opções como algodão e tecidos com a tecnologia dry podem ser a solução.

Conforto com um visual que represente a sua marca, cores que podem ser usadas dia após dia e um tecido adequado para a atividade — aliando esses fatores, o uniforme profissional torna-se uma solução que aumenta a produtividade.

Com funcionários sentindo-se confortáveis com suas roupas, o sentimento de pertencimento cresce e a sua equipe torna-se mais coesa e eficiente.

Gostou do texto? O que acha de saber mais sobre o melhor processo para escolher essa vestimenta? Entre em contato com a Inovare Uniformes!

Deixe uma resposta

Fechar Menu