ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Uniforme para clínicas: entenda sua importância na área da saúde

Uniforme para clínicas: entenda sua importância na área da saúde

Investir em uniforme para clínicas pode elevar uma unidade de saúde a um novo patamar. Entre os requisitos mais importantes para transmitir credibilidade  e indispensável para quem trabalha com saúde  está a identidade visual.

No caso das clínicas, além desse aspecto fundamental, deve ser considerada a preservação da assepsia. Afinal, jalecos e aventais são considerados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

Uniformizar uma equipe de profissionais de saúde envolve aspectos ligados à higiene no trabalho e risco biológico. Isso não significa, entretanto, que se deva descuidar do estilo e elegância ao escolher os uniformes. Quer saber como? Acompanhe o artigo e veja como é possível fazer dessa vestimenta o diferencial que faltava em sua clínica.

Mantendo a higiene

Na área médica, uma preocupação constante é com a infecção hospitalar, sem falar da contaminação cruzada, causada, principalmente, por alimentos — e há motivos de sobra para estar preocupado. Um estudo realizado pela Universidade de Chicago revelou que as roupas dos médicos representam mais riscos de contaminação para o paciente do que o contrário.

A boa notícia é que, com a escolha do tecido certo, é possível minimizar os riscos de contaminação. As pesquisas na área estão avançadas e isso impacta diretamente na segurança do uniforme.

Protegendo funcionários e pacientes

A infecção hospitalar pode ser causada por diversos vetores. Não é apenas pelo ar, fluidos corporais ou contato com a pele que doenças podem ser transmitidas. Existem objetos perfurocortantes muito perigosos e que podem causar graves contaminações.

Uma das formas de evitar esse tipo de infecção é o uso de uniformes, além dos indispensáveis EPI’s. Para tanto, é necessário observar o tipo de tecido que mais se ajusta às necessidades da unidade de saúde.

Transmitindo confiança

Uma vez que ele garanta a proteção contra agentes infecciosos, é hora de tratar de um outro aspecto essencial, a credibilidade. Um uniforme para clínicas deve comunicar às pessoas os valores de uma instituição.

Nada pior para um paciente ou um familiar entrar numa clínica e observar que os funcionários e profissionais de saúde estão em desalinho.

A sabedoria popular ensina que a primeira impressão é a que fica, e para que essa impressão seja a melhor possível, o uniforme é fundamental. Afinal, trata-se do primeiro fator de identificação que as pessoas visualizam ao entrar em um recinto hospitalar.

Gerando marketing espontâneo

Quando o uniforme está alinhado à identidade visual da clínica, passa a ser um elemento integrado à decoração, cores no ambiente, logotipo e tudo que representa a unidade visualmente.

A partir do efeito causado pela harmonização entre os elementos, as pessoas prestam mais atenção aos uniformes e até na decoração. É quase como se a vestimenta e o design fossem uma atração à parte, pois o uso inteligente das cores, tecidos e desenho passa a atrair os olhares.

Os impactos do uso dessas peças na percepção das pessoas não pode jamais ser ignorado. Trata-se de mais uma oportunidade de vender a melhor imagem possível, gerando benefícios intangíveis, mas muito valiosos. Portanto, ao investir em uniforme para clínicas, considere não apenas o custo, mas o conjunto da obra.

Assim como o universo da moda, o segmento de uniforme para clínicas está em constante movimento. Assine nossa newsletter, e mantenha-se à frente da concorrência!

Deixe uma resposta

Fechar Menu