ㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤㅤ
Uniforme para restaurante: qual a importância?

Uniforme para restaurante: qual a importância?

No universo gastronômico, causar boa impressão é fundamental. E usar uma vestimenta adequada para o ambiente é uma excelente maneira de colocar isso em prática. Afinal, ninguém quer que a comida seja servida por pessoas com roupas sujas e amarrotadas.

Nesse sentido, adotar um uniforme para restaurante é essencial, pois trata-se de um lugar que precisa de higiene e segurança. A padronização da vestimenta também traz outros benefícios que vão desde a organização do estabelecimento até a conquista e fidelização de clientes.

Ficou curioso e quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e conheça os principais pontos favorecidos ao optar-se por usar uniforme para restaurante!

Identificação

Os uniformes têm a função de diferenciar os clientes dos colaboradores e, logo, facilitar a comunicação. Por exemplo, com o fardamento, o cliente não terá dificuldade em identificar o garçom e realizar o seu pedido. Nesse caso, a vestimenta serve para destacar o serviço.

Mas o uniforme também deve ser usado por colaboradores de outros setores, desde o chef de cozinha ao ajudante. Além de obedecer às normas de segurança e limpeza, essa padronização ajuda a organizar os funcionários de acordo com os setores.

Higiene

Para setores alimentícios, a higiene é imprescindível e deve obedecer à regulamentação da Resolução RDC Nº 216 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ela indica que “os manipuladores de alimentos devem ter asseio pessoal, apresentando uniformes compatíveis à atividade, conservados e limpos”.

A resolução também recomenda que os uniformes sejam trocados, no mínimo, diariamente, e que seu uso seja exclusivo para as dependências internas do estabelecimento. Esse cuidado deve ser adotado tanto na vestimenta (doma e calça) quanto nos acessórios: sapatos, luvas e toucas. Nos pés, o ideal são botas emborrachadas, pois oferecem mais segurança e evitam choques elétricos.

Profissionalismo

A vestimenta padrão mostra aos colaboradores que eles fazem parte de um time. Uniformes bonitos e ajustados deixam os funcionários orgulhosos. Consequentemente, eles trabalham mais motivados e a qualidade do serviço é potencializada. Além disso, adotar esse item transmite profissionalismo e credibilidade ao cliente.

Fortalecimento da marca

Assim como todos os elementos comunicativos do restaurante, o uniforme também passa uma mensagem. Mais do que isso, ele reflete a sua marca. Por isso, o zelo e a limpeza da peça são indispensáveis. Afinal, você não quer o seu negócio associado à falta de higiene ou de descuido, não é mesmo?

Com a garantia de uma boa aparência na uniformização, você pode usá-la para fortalecer a imagem do seu negócio. Posicione a sua logo em locais estratégicos, assim, toda vez que o cliente visualizar seus funcionários, sua marca será reforçada.

Confiança

Adotar uma vestimenta padrão gera confiança no cliente, pois mostra que sua empresa é séria e responsável. A preocupação com a imagem nunca é demais e deve ser avaliada constantemente para garantir excelência ao servir.

Então, depois de tantas vantagens, não tem como não concordar com a importância do uniforme para restaurante, não é mesmo? Essa peça será o seu cartão de visitas e deve ser escolhida levando em consideração a qualidade do tecido, o clima e o estilo do seu negócio.

Para encontrar o modelo ideal, entre em contato conosco! Teremos prazer em atender você e personalizar seu uniforme de acordo com suas preferências e necessidades.

Deixe uma resposta

Fechar Menu